
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, das 15h às 17h, acontece no Auditório da ADUFS, Campus São Cristóvão, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o lançamento do livro “Opará Ameaçado: comunicação de riscos socioambientais no Baixo São Francisco”.
A publicação é um dos resultado do pós-doutorado de Michele Amorim Becker, com supervisão da Profa. Dra. Sonia Aguiar, realizado junto ao Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM/UFS).
O livro apresenta a comunicação de riscos como um importante instrumento na mediação de conflitos socioambientais, quando amparada por princípios éticos como transparência e participação, porque privilegia dois direitos fundamentais da humanidade: o direito à informação e o direito à comunicação.
Com o olhar voltado para as comunidades tradicionais – especialmente os índios Xokó, que habitam a região do Alto Sertão Sergipano e os quilombolas da Resina, moradores da região do Baixo São Francisco Sergipano – o livro desloca a discussão da gestão de riscos, originalmente pensada para os processos decisórios de grandes organizações privadas ou governamentais, para o contexto das relações sociais, enfatizando a ideia de partilha nas tomadas de decisão.
Ele leva os selos das editoras República do Livro e Discurso Editorial e estará disponível nas versões impressa e digital (open access), além de oferecer aos leitores acesso ao acervo digital (QRCode). A publicação contou com o aporte financeiro do Convênio PPDOC-SE Capes/Fapitec-SE.
Parabéns guriazinha. O site ficou ótimo.
CurtirCurtir